Saúde e Segurança do Trabalho (SST) no eSocial
Na Hazard Protection, desenvolvemos diversos Programas e Laudos de Saúde e Segurança no Trabalho e realizamos o envio automatizado e seguro dos eventos de eSocial para sua empresa.
Tudo de forma prática e eficiente, garantindo conformidade com a legislação vigente.
O eSocial é uma plataforma informatizada do governo que permite aos empregadores gerenciar de forma centralizada as informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais dos seus empregados, facilitando a comunicação com os órgãos responsáveis.
A partir de 1º de janeiro de 2023, o cadastro de eventos de Segurança e Saúde no Trabalho (SST) no eSocial tornou-se obrigatório para todas as empresas com empregados registrados.
A obrigatoriedade do envio dos eventos de SST de forma digital aplica-se a todas as organizações. Empresas que não se adequarem a esse novo formato estarão sujeitas a multas e penalidades.
O objetivo do governo com a implementação do eSocial é unificar e simplificar o processo de envio de informações sobre os empregados, proporcionando maior eficiência na prestação de contas com os órgãos públicos.
Abaixo, confira os principais eventos de SST que devem ser enviados ao eSocial:
Perguntas frequentes sobre o eSocial
As empresas são obrigadas a enviar as informações relacionadas à Saúde e Segurança do Trabalho (SST) por meio do eSocial?
Sim, as empresas devem enviar as informações de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) no eSocial, conforme a legislação brasileira. A obrigatoriedade de envio dessas informações foi estabelecida e foi implementada gradualmente. As informações de SST são relacionadas à saúde e segurança dos trabalhadores, e o eSocial foi criado para centralizar os dados trabalhistas e previdenciários, incluindo a parte de saúde e segurança no ambiente de trabalho.
Quais são os eventos de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) registrados no eSocial?
Os eventos que devem ser enviados no âmbito da Saúde e Segurança do Trabalho (SST) são:
► S-2210 – Comunicação de Acidente de Trabalho
► S-2220 – Monitoramento da Saúde do Trabalhador
► S-2240 – Condições Ambientais do Trabalho
Quais documentos minha empresa precisa possuir para realizar o envio dos dados ao eSocial?
Para que sua empresa possa enviar corretamente os dados ao eSocial sobre as informações relacionadas à Saúde e Segurança no Trabalho (SST), é necessário ter uma série de documentos organizados e atualizados.
Esses documentos são essenciais para garantir que o envio dos eventos seja preciso e em conformidade com a legislação trabalhista e previdenciária.
Abaixo, estão os principais documentos necessários para o envio das informações ao eSocial, com foco em SST.
► PGR - Plano de Gerenciamento de Riscos
► PGRTR - Programa de Gerenciamento de Riscos no Trabalho Rural (para empresas rurais)
► PCMSO - Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional
► LTCAT - Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho
O eSocial abrange toda a legislação relacionada à Saúde e Segurança do Trabalho?
O eSocial não abrange toda a legislação de Saúde e Segurança do Trabalho (SST).
Ou seja, o eSocial é uma ferramenta para o envio de dados e a comunicação de eventos relacionados à SST, mas ele não substitui os programas e as ações que as empresas precisam implementar conforme as normas e regulamentações de segurança e saúde no trabalho.
Como minha empresa pode saber o que é necessário para se adequar às Normas de Segurança do Trabalho?
Nós elaboramos os programas e laudos técnicos necessários para a sua atividade e também orientamos, acompanhamos e realizamos o suporte a sua empresa no âmbito de Saúde e Segurança do Trabalho.
Além disso disponibilizamos ferramentas para facilitar a gestão de segurança do trabalho.
Vocês realizam o envio dos dados para o eSocial?
Sim, uma das especialidades da Hazard Protection são os envios de eventos de eSocial de forma segura para sua empresa.
Os eventos de SST no eSocial devem refletir as condições de saúde e segurança no trabalho, com base nas avaliações feitas pelo PGR, nos exames médicos do PCMSO e nos laudos técnicos do LTCAT.
PGR
Começando pelo Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) é um conjunto de ações coordenadas e integradas voltadas para a identificação, avaliação e controle dos riscos presentes nos ambientes de trabalho.
PCMSO
O PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional) é um programa que tem como objetivo propiciar e proteger a saúde e segurança dos empregados em relação aos riscos ocupacionais.
LTCAT
O LTCAT, ou Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho, é um documento exigido pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para descrever ambientes de trabalho em que haja exposição a fatores de risco.